logologologologologo

 

 

logo

Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image Demo image

PGRS nas Unidades SESI SENAI IEL na Região Noroeste do Paraná

 

EU POSSO PGRS

 

O Programa Eu Posso PGRS surgiu do Programa de Intraempreendedorismo no Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná por iniciativa de colaboradores das Unidades SESI SENAI de Maringá.

 

O Programa já existia, porém havia o desejo de estimular, caracterizar, criar um manual on-line que facilitasse o acesso e mobilização de todos os clientes e parceiros:  alunos, indústrias e sindicatos para importância do programa seja nos espaços das Unidades quanto nas Empresas.

Descrição do Projeto


O projeto visa atuar nas oportunidades de melhoria levantadas para que seja possível finalizar de forma adequada o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS na Regional Noroeste. Uma vez que o correto manejo dos resíduos sólidos é fundamental para preservar condições ambientais, de saúde pública, responder a questões legais e ainda impacta na redução de custos, o objetivo é ser um modelo para as Indústrias da região, através da sensibilização dos colaboradores para atitudes sustentáveis em relação a utilização dos recursos, destinação dos seus resíduos bem como oferecer as condições adequadas para que o programa de gerenciamento possa ser cumprido por todos os stakeholders.


Etapas:

- Palestra de sensibilização aos colaboradores e formalização / apresentação do Comitê em todas as unidades (as unidades já possuem os colaboradores que hoje atuam para implantação do PGRS);
- Elaboração e disseminação de informativos: manual  PGRS (versão on-line interativa e impressa) para o colaborador, alunos e visitantes;
- Adequação das lixeiras seletivas nos ambientes necessários e aplicação de comunicação visual;
- Elaboração da planta do Depósito Intermediário de Resíduos (DIR) das unidades, conforme levantamento já realizado;
- Construção do Depósito Intermediário de Resíduos (DIR) nas unidades;
- Atualização do documento final (PGRS);
- Abertura para que empresas e escolas possam conhecer o PGRS aplicado pelas unidades. O presente projeto conta com o apoio dos Gestores de Unidade, da equipe Gestão do Clima bem como com os Engenheiros SESI e SENAI.



Resultados Esperados


Coletores seletivos adequados e comunicação visual com foco em facilitar o descarte correto


Sensibilização e monitoramento de colaboradores, alunos e todos que utilizam os espaços das unidades.


Unidades com condições técnicas e estruturais para realizar o Gerenciamento de Resíduos.


Gestão, resolução e monitoramento das ações levantadas no documento do PGRS como Modelo a ser replicado. 

 

 

 

 

Sobre o Projeto

 




gestão de clima

 


logologologologologo

 

@designregional :: copyright 2012 :: © Centro de Inovação e Design